Ministro destaca aposta na formação de quadros no sector do turismo

Luanda- O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, considerou, esta segunda-feira, em Luanda, fundamental a formação de quadros na área do turismo e dotar os guias turísticos de informações relevantes sobre os povos, cultura e história do país.
27-09-2021
savan

Jomo Fortunato, que falava nas jornadas alusivas ao Dia Mundial do Turismo,  que hoje, segunda-feira, se assinala, reconhece existir um deficit na área de formação, garantindo que o Executivo vai continuar a apostar em acções de formação pedagógicas para ajudar a alavancar o sector quer a nível interno como externo.

 

Segundo o ministro, o país conta com unidades hoteleiras que podem ser transformadas em escolas de formação pedagógica de turismo.

 

“Deve-se continuar a formar jovens, porque o turismo é fundamental para o desenvolvimento do país e da juventude”, concluiu.

 

Jomo Fortunato adiantou que o sector prevê lançar, em breve, um projecto sobre o roteiro turístico dos museus de Luanda, que vai associar as belezas culturais e naturais.

 

O projecto, disse, será organizado com o apoio de vários hotéis, com destaque para os estabelecimentos da cidade de Luanda.

 

"Cabe ao sector do turismo concretizar acções que visam a criação de infra-estruturas e fomento do turismo.Neste projecto teremos como atractivo a nossa história e cultura",  salientou.

 

O ministro reafirmou o compromisso com a indústria turística, relativamente ao fomento da actividade e o seu desenvolvimento sustentável e inclusivo, na perspectiva de beneficiar todos os intervenientes, desde as grandes empresas multinacionais até as pequenas operadoras.

 

Na óptica do governante, a pandemia constituiu um golpe para o turismo internacional, crise que já é a pior da história do turismo e levou a uma queda de 86 por cento das receitas internacionais.

 

A exemplo do que acontece em todo mundo, Angola, de acordo com o ministro, também ressente o impacto negativo provocado pela pandemia, sendo que muitas empresas paralisaram as suas actividades.

 

Jomo Fortunato adiantou que o  Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente  tem evidenciado esforços para promover a recuperação da actividade turística com o apoio financeiro as empresas, redução da carga fiscal e manutenção ou recuperação dos postos de trabalho.